10 fevereiro 2018

Formação de uma nuvem de tempestade

Artur Gonçalves Ferreira

O aquecimento diferenciado da superfície terrestre é o principal mecanismo de desenvolvimento das tempestades. Como as áreas da superfície terrestre são aquecidas com diferentes gradientes térmicos nos baixos níveis, o fluxo do ar cria as zonas de convergência de massa (áreas onde os ventos de diferentes direções se encontram) e, portanto, movimento ascendente. É ao longo dessas zonas de convergência que as trovoadas tendem a se formar e desenvolver.

As nuvens de tempestade (cbs) crescem quando a atmosfera se encontra suficientemente instável em razão do aquecimento da superfície ou de outro mecanismo atmosférico. Na atmosfera instável, o ar aquecido em contato com a superfície sobe. A formação da nuvem de tempestade inicia-se quando esse ar aquecido se expande e começa a condensar. Eventualmente o ar é resfriado até o seu ponto de orvalho e alcança a saturação, formando nuvens cúmulos. Se a atmosfera está muito instável, os cúmulos continuarão a se desenvolver na vertical, até virarem cúmulos-nimbos. Um típico cúmulo-nimbo no estágio maduro pode alcançar, em seu topo, uma altura de 15 km (45.000 pés) ou mais. Como essa nuvem cresce muito, seu topo pode esparramar-se devido ao efeito combinado de ventos nos diversos níveis. Isso dá à nuvem um topo parecido com uma bigorna, que é uma das principais características de uma cb.

Dentro do cb, o ar circula na vertical e na horizontal. O ar quente e úmido sobe, criando fortes correntes ascendentes. Quando o ar sobe, ele é resfriando, causando a condensação e, subsequentemente, as gotas de água crescem e caem como precipitação, causando fortes correntes descendentes. Na superfície, esse ar descendente gera uma pequena área de alta pressão, conhecida como mesoalta, responsável por indicações erradas nos altímetros das aeronaves nos momentos de pouso e decolagem.
[...]

Fonte: Ferreira, A. G. 2006. Meteorologia prática. SP, Oficina de Textos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker