01 janeiro 2018

Segregação monogênica

João Rubens Zinsly

O milho é sem duvida uma das plantas que melhores condições oferece para o estudo da genética, isso porque o grande número de raças possibilita uma enorme variabilidade genética, sendo possível obter com facilidade qualquer tipo de cruzamento, com grande número de sementes em cada polinização. [...]

Entre os vários aspectos da textura das suas sementes, encontra-se a do milho doce, que é enrugada devido à baixa porcentagem de amido na constituição de seu endosperma, O caráter enrugado é condicionado pela presença de um par de genes mutantes recessivos su1su1 (sugary-1) que, bloqueando um dos passos na série de reações na formação do amido, dá como produto final a dextrina. O gene su1 está localizado no cromossomo 4. Por outro lado, outro caráter a ser usado é a coloração de sementes. A cor amarela do endosperma da semente do milho é devida ao caroteno, cuja produção depende de um gene dominante (Y). O homozigoto recessivo (yy), por apresentar um bloqueio nas reações que irão formar aquele pigmento, dá, como consequência, sementes brancas.

Esse caráter, bem como os outros, quando o estudo é realizado com sementes, apresenta o efeito de xênia, que vem a ser o efeito imediato do grão de pólen estranho sobre o endosperma da semente. Esse efeito torna-se importante pelas facilidades que oferece na obtenção, estudo e preservação do material segregante. Nessas condições verifica-se que o gene Y e seu respectivo alelo constitui ótimo material para o estudo da primeira lei da genética. O gene Y está localizado no cromossomo 6.
[...]

Fonte: Azevedo, J. L. & Costa, S. O. P., orgs. 1973. Exercícios práticos de genética. SP, Nacional & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker