04 outubro 2017

Sistemas agroflorestais

Walter de Paula Lima

Sistema agroflorestal pode ser definido como uma modalidade de uso integrado da terra para fins de produção florestal, agrícola e pecuária. Como tal, pode ser entendido como um sistema moderno e bastante adequado de se alcançar uma produção florestal social e ecologicamente mais equilibrada [...].

Sob o termo geral de sistemas agroflorestais, vários subsistemas ou práticas agroflorestais podem ser estabelecidos. O aspecto principal em todos eles é a presença deliberada do componente florestal para fins de produção, de proteção ou visando ambas as coisas simultaneamente. [...]

Em comparação com os sistemas convencionais de uso da terra, a agrossilvicultura tem principalmente o objetivo de permitir maior diversidade e sustentabilidade. Do ponto de vista ecológico, a coexistência de mais de uma espécie numa mesma área pode ser justificada em termos da ecologia de comunidades: desde que as duas espécies ocupem nichos diferentes, de tal forma que seja mínimo o nível de interferência, então as duas espécies podem coexistir [...]. O menor nível de perturbação do sítio normalmente associado aos sistemas agroflorestais, a condição de proteção mais adequada pelas copas das árvores, além de outros, são fatores que conduzem a uma melhor utilização da água e dos nutrientes em tais sistemas. Na agrossilvicultura, a ciclagem de nutrientes tende a ser mais rápida e os nutrientes que seriam normalmente perdidos num sistema convencional de monocultura são, normalmente, mais bem aproveitados pelas culturas intercaladas. Ainda, pode também haver um efeito neutralizante entre uma espécie de demanda alta de nutrientes, em contrapartida à capacidade maior de enriquecimento orgânico do solo apresentado pela outra espécie consorciada [...].

Fonte: Lima, W. P. 1996. Impacto ambiental do eucalipto, 2ª ed. SP, Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker