04 julho 2017

Caracteres quantitativos

Magno A. P. Ramalho, João Bosco dos Santos & Maria José O. Zimmermann

Caracteres quantitativos são aqueles controlados por vários genes e/ou muito influenciados pelo ambiente. Devido à presença de um ou ambos os fatores, estes caracteres normalmente apresentam variação contínua. [...]

No estudo dos caracteres quantitativos, utilizando os componentes de médias, o ponto de partida é a elaboração de um modelo. Como ilustração será considerado um caso bem simples, onde estará envolvido apenas um gene com dois alelos (B, b). Nesta situação a letra maiúscula não significa dominância, mas apenas indica que o alelo B é o favorável para fins de melhoramento e o b, o desfavorável. Também será considerado no estabelecimento do modelo, a ausência de efeitos ambientais.

Numa situação como esta, podem ocorrer apenas três genótipos: BB, Bb e bb. Para descrever a diferença fenotípica entre eles, há necessidade de se conhecer um ponto de origem, que no caso é a média fenotípica dos genótipos homozigóticos representada aqui por m (ou ponto médio). O componente α mede o afastamento dos homozigotos em relação ao ponto médio, e o componente δ mede o afastamento do heterozigoto em relação ao mesmo ponto. Assim o modelo genético que representa o componente da média do genótipo BB é m + α, do genótipo bb é m – α, e do genótipo Bb é m + δ. Como foi mencionado, α e δ são desvios em relação à media [...]. As relações entre α e δ permitem conhecer o tipo de interação alélica presente; assim se δ = 0, o alelo em questão não exibe dominância; se δ = α, há dominância completa; com 0 < δ < α há dominância parcial, e se δ > α, há sobredominância. A relação δ / α é [denominada] de grau de dominância (gd) de um determinado loco. Pelo exposto anteriormente, quando gd = 0, não há dominância; se gd = 1, há dominância completa; se gd estiver compreendido entre 0 e 1, ocorre dominância parcial; e se gd > 1, há sobredominância.
[...]

Fonte: Ramalho, M. A. P.; Santos, J. B.  & Maria José O. Zimmermann, M. J. O. 1993. Genética quantitativa em plantas autógamas. Goiânia, Editora UFG.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker