24 maio 2017

A medusa e a lesma

Lewis Thomas

Jamais como hoje no embaraçamos tanto conosco mesmos. As revistas populares vivem repletas de conselhos acerca do que se deve fazer com o próprio eu: de que forma procurá-lo, identificá-lo, cultivá-lo, protegê-lo e até mesmo, em ocasiões especiais como os fins de semana, ‘perdê-lo’ provisoriamente. Há livros instrutivos, best-sellers acerca da autorrealização, da autoajuda, do autodesenvolvimento. Grupos de pessoas respeitáveis despendem grandes quantias por três dias de sessões conjuntas de autopercepção. O autoesclarecimento é matéria opcional nas universidades.

Quem lê a respeito julga que acabamos de nos descobrir. Desconfiando há muito de que existe algo de vivo nessa questão, que tudo orienta e que está à parte de tudo mais, algo absolutamente individual e independente, nós o festejamos dando-lhe um nome real: Eu [Self].

Trata-se de uma palavra interessante, formada há muito tempo, em período de maior ambiguidade social do que seria de se esperar. A raiz original era se, ou seu, pronome da terceira pessoa, simplesmente, e a maioria dos vocábulos que dele descendem, à exceção do próprio self, foi constituída para aludir a outras pessoas de certo modo interligadas. Se era também usado para indicar algo exterior ou à parte, resultando em palavras como ‘separado’, ‘secreto’ e ‘segregado’. De uma extensão da raiz, swedh, passou ao grego como ethnos, significando ‘gente como nós’, e ethos, ‘os costumes dessa gente’. ‘Ética’ significa comportamento de pessoas parecidas conosco, a nossa própria ética.
[...]

Fonte: Thomas, L. 1980. A medusa e a lesma. RJ, Nova Fronteira.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker