08 maio 2017

A interação eletromagnética

H. Moysés Nussenzveig

Segundo a classificação atual [...], existem na Natureza quatro interações fundamentais: (nuclear) forte, eletromagnética, (nuclear) fraca e gravitacional – em ordem decrescente de intensidade. Até agora, só havíamos estudado uma delas: a gravitacional, cujos efeitos se fazem sentir principalmente na escala astronômica.

O eletromagnetismo é outra interação fundamental, muito mais importante do que a gravitação no domínio que nos é mais familiar. Com efeito, as forças que atuam na escala macroscópica, responsáveis pela estrutura da matéria e pela quase totalidade dos fenômenos físicos e químicos que intervêm em nossa vida diária, são de natureza eletromagnética. Isso não significa que seus efeitos possam sempre ser analisados pela física clássica. Em tudo aquilo que depende da escala atômica – cujos efeitos repercutem na escala macroscópica – é preciso empregar a física quântica. Entretanto, a interação relevante, também no tratamento quântico, é eletromagnética.

Ainda de um ponto de vista fundamental, a interação eletromagnética é aquela que compreendemos melhor. Seu tratamento teórico, no nível quântico (eletrodinâmica quântica), foi utilizado como modelo para o tratamento de todas as demais interações conhecidas.
[...]

Fonte: Nussenzveig, H. M. 2015. Curso de física básica, v. 3: Eletromagnetismo, 2ª ed. SP, Blucher.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker