25 março 2017

O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna


Felipe A. P. L. Costa

O livro O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna reúne artigos a respeito da vida e obra de 14 grandes cientistas: Henry Walter Bates (1825-1892), James F. Crow (1916-2012), Marie Curie (1867-1934), John L. Harper (1925-2009), Charles Keeling (1928-2005), Lynn Margulis (1938-2011), John Maynard Smith (1920-2004), Ernst Mayr (1904-2005), Stanley L. Miller (1930-2007), George Price (1922-1975), Richard Southwood (1931-2005), Alfred Russel Wallace (1823-1913), George C. Williams (1926-2010) e Carl R. Woese (1928-2012).

Alguns nomes devem ser familiares ao leitor comum; outros, no entanto, são pouco conhecidos fora da arena científica. O caso de George Price é particularmente perturbador, pois se trata de um autor pouco conhecido mesmo dentro da comunidade científica. Todos eles, em maior ou menor extensão, direta ou indiretamente, ajudaram a inventar a biologia moderna.

Os capítulos estão arranjados de acordo com o ano de nascimento (Cap. 1-4) ou falecimento (5-14) dos cientistas. Versões anteriores dos capítulos 5-14 foram publicadas como obituários, a começar pelo de John Maynard Smith, cujo título eu tomei emprestado para dar nome ao livro. O capítulo 15 foi originalmente publicado como resenha.

Aproveitei as versões originais, mas promovi inúmeras mudanças – retifiquei erros e mal-entendidos, suprimi trechos inadequados e, sobretudo, acrescentei novas informações, incluindo uma ampla variedade de ilustrações.

Variedade temática

Os personagens incluídos no livro lidaram com um sortido leque de questões, envolvendo tanto descobertas empíricas como inovações conceituais. No primeiro caso, eu poderia citar a riqueza biológica dos trópicos, a radioatividade, a senescência, a transmissão horizontal de genes, a endossimbiose e as arqueias. No segundo, citaria a teoria da evolução por seleção natural, a seleção sexual, a analogia mimética, a evolução do altruísmo, o conceito de estratégia evolutivamente estável e a teoria da endossimbiose sequencial, além da criação de novas disciplinas (e.g., química pré-biótica, biologia populacional de plantas e medicina darwiniana).

Dois desses personagens eram naturalistas típicos do século 19 (Wallace e Bates). Dois estudaram a atmosfera, um simulando cenários primitivos (Miller), o outro monitorando a composição atual (Keeling). Um terceiro costumava examinar detidamente o solo, contando plântulas e sementes (Harper). Houve quem lidasse com elementos invisíveis (Curie) ou microscópicos (Margulis e Woese). E houve quem escrevesse a respeito dos fundamentos filosóficos (Mayr) ou teóricos (Williams) da biologia, às vezes, neste último caso, lançando mão de ferramentas matemáticas um tanto abstratas (Price, Maynard Smith, Southwood e Crow), a ponto de alguns biólogos evitarem os seus escritos.

Embora a variedade temática seja expressiva, apenas certos tópicos foram tratados mais detidamente – e.g., a distinção entre evolução, seleção e darwinismo; a dicotomia entre mimetismo e camuflagem; o decaimento radioativo; a noção de transições evolutivas; o processo de especiação e o modelo de especiação por reforço; a composição atmosférica e o aquecimento global; o uso de técnicas de amostragem em estudos populacionais; a construção de tabelas de vida; a demografia de organismos modulares; a ideia de seleção em múltiplos níveis; a evolução da senescência; a origem das células eucarióticas; o conceito de tamanho populacional efetivo; o sistema de cinco reinos e a noção de árvore universal da vida.

A lista de autores citados – ainda que a maioria apenas de passagem – é igualmente numerosa, incluindo desde naturalistas dos séculos 17, 18 e 19 a duas dezenas de cientistas laureados com o Prêmio Nobel.

Como adquirir

Exemplares de O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna podem ser adquiridos por via postal em seis pacotes de tamanhos predefinidos, com 1, 2, 4, 10, 20 e 40 exemplares. Isso agiliza o trabalho, ao mesmo tempo em que permite minimizar o preço unitário, o qual varia entre R$ 40 (pacotes com 1 exemplar) e R$ 31 (pacotes com 40).

Para mais detalhes sobre a aquisição por via postal, envie uma mensagem de correio eletrônico para o autor no endereço meiterer@hotmail.com.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker