22 novembro 2016

Quimiometria

Benício de Barros Neto, Ieda S. Scarminio & Roy E. Bruns

A quimiometria, uma das subdivisões mais recentes da química, consiste essencialmente na aplicação de técnicas estatísticas a problemas químicos. Ao contrário do que normalmente se pensa, a estatística não é só análise de dados. Ela é também o planejamento dos experimentos em que esses dados são coletados. Talvez devêssemos até dizer que ela é principalmente planejamento, porque sem um planejamento adequado nunca se sabe se o experimento servirá para alguma coisa, por mais sofisticada que seja a análise que se faça depois.

A falta de planejamento muitas vezes é a causa do insucesso de uma investigação e, no entanto, raros são os pesquisadores que pensam em estatística antes de realizar seus experimentos. Em geral eles costumam achar que uma análise dos seus dados, não importa como tenham sido obtidos, eventualmente levará sua pesquisa a bom termo. Havendo dificuldades, pensam eles, basta recorrer a um entendido nessas coisas que o problema estará resolvido.

Ledo engano. Nos casos mais drásticos, meses – anos, quem sabe – podem ser perdidos antes que o tal entendido, consultado in extremis, revele ao infeliz pesquisador que ele devia ter planejado seus experimentos e que agora só resta tocar um tango argentino.
[...]

Fonte: Barros Neto, B; Scarminio, I. S. & Bruns, R. E. 1995. Planejamento e otimização de experimentos. Campinas, Editora da Unicamp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker