21 agosto 2016

O doping venceu

Eduardo Colli

Em 24 de setembro [de 1988], na final dos 100 metros livres [dos Jogos Olímpicos de Seul], o grande favorito era Carl Lewis [...] [S]uspeitava-se que [Benjamin ‘Ben’] Johnson, como ocorreu no Mundial de 1987, estava escondendo as cartas, classificando-se com dificuldades até arrancar para ganhar o título.
[...]

O cronômetro deixou todos boquiabertos: Johnson 9,79 (marca igualada por Maurice Greene dos Estados Unidos em junho de 1999), Lewis 9,92, Lindford Christie 9,79 e Calvin Smith 9,99. Quatro homens abaixo dos 10 segundos, com Johnson quebrando seu recorde mundial em quatro centésimos de segundo.

O grande acontecimento durou apenas dez segundos, mas suas repercussões foram intermináveis. A bomba do escândalo, silenciosamente guardado explodiu 48 horas depois.

Uma vez cumprido todos os passos do regulamento, o resultado do exame antidoping de Ben Johnson foi anunciado positivo. Sua urina acusou o uso de Estanozolol, um esteroide anabolizante que produz massa muscular.

[...] Jonhson teve seu recorde mundial cassado e uma suspensão por dois anos. Voltando a competir, foi novamente pego no antidoping e banido definitivamente do esporte.

Fonte: Colli, E. 2004. Universo olímpico. SP, Códex.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker