26 junho 2016

Conceito de mol

Bruce H. Mahan

A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo ou a molécula; por isso, não surpreende que seja da maior importância a habilidade para medir e expressar o número de moléculas presentes em qualquer sistema químico. O número de moléculas presentes num sistema ocupa uma posição central em todos os raciocínios químicos e virtualmente todas as equações da química teórica contém, como um fator importante, o número de moléculas. Enquanto hoje é possível determinar a presença de átomos isolados, qualquer tentativa de contar o número enorme de átomos, mesmo em sistemas químicos muito pequenos, poderia manter ocupada a população total do mundo, por muitos séculos. A solução prática para contar grande número de átomos é muito menos trabalhosa; precisamos usar somente a prática mais fundamental do laboratório, a pesagem.

Nosso estudo sobre o desenvolvimento da teoria atômica conduziu à conclusão de que números iguais de átomos estão contidos num peso atômico de cada elemento e que o mesmo número de moléculas é encontrado no peso molecular de qualquer composto. Os termos ‘peso atômico’ e ‘peso molecular’ são rústicos e tendem a encobrir o fato de que a razão pela qual são usados é a de referir-se a um número fixo (número de Avogadro 6,023 x 1023) de partículas. É mais conveniente usar o termo mol para representar a quantidade de material que contém este número de partículas. Como definição, temos:

O número de átomos de carbono contidos em exatamente 12 g de C12 é chamado o número de Avogadro, N. Um mol é a quantidade de material que contém o número de Avogadro de partículas.

Estas definições realçam o fato de que o mol se refere a um número fixo de qualquer tipo de partículas. Assim, é correto referir-se a um mol de hélio, um mol de elétrons ou um mol de Na+, significando respectivamente o número de Avogadro de átomos, elétrons ou íons. [...]

Fonte: Mahan, B. H. 1972 [1969]. Química: Um curso universitário, 2ª edição. SP, Blücher.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker