26 outubro 2015

Comunicação sonora

Adrian M. Wenner

Poderemos, algum dia, compreender profundamente como se comunicam entre si os membros de uma outra espécie? A questão ganhou novas dimensões pelas recentes hipóteses de que estaríamos recebendo mensagens de planetas de outras galáxias. Quer cheguemos ou não a detectar tais mensagens, podemos investigar a questão aqui mesmo, na Terra. Sabemos, agora, de muitas formas de comunicação em outras espécies. Nenhuma é mais sutil nem mais interessante do que a ‘linguagem’ das abelhas.
[...]

Para testar essa possibilidade, fiz gravações dos sons produzidos por abelhas dançarinas, após visitarem pratos de xarope açucarado, colocados a distâncias variáveis da colmeia. Haveria alguma relação entre a distância percorrida e o tipo de som? Em outras palavras, usaria a abelha forrageadora uma linguagem sonora para informar suas companheiras sobre a distância?
[...]

Fonte: Wenner, A. M. 1975 [1967]. A comunicação sonora em abelhas. In: Scientific American, Psicobiologia: as bases biológicas do comportamento. RJ, LTC. Artigo originalmente publicado em 1964.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker