15 julho 2015

Surtos de crescimento

James M. Tanner

O surto de crescimento na adolescência é um fenômeno que ocorre em todas as crianças, embora varie de intensidade e duração de uma criança para outra. A velocidade máxima de crescimento em altura é, em média, de 10 cm por ano nos rapazes e ligeiramente inferior nas moças. Nos rapazes o surto tem lugar em média entre os 13 e os 15 anos e meio, e nas moças cerca de 2 anos mais cedo.
[...]

Praticamente todas as dimensões musculares e esqueléticas tomam parte no surto, embora em grau não igual. A maior parte do surto em altura é devida mais ao crescimento do tronco do que das pernas. Os músculos parecem ter seu surto três meses após o máximo em altura; a velocidade máxima do peso ocorre cerca de seis meses após o máximo em altura.

O coração tem um surto de tamanho não inferior ao dos outros músculos, e outros órgãos aceleram também seu crescimento. Provavelmente, até o olho, o órgão mais adiantado em maturidade, e por isso aquele a quem falta menos crescimento, tem um ligeiro surto, a avaliar pela mudança particularmente rápida no sentido da miopia ocorrida nessa idade. O grau de miopia aumenta continuamente dos 6 anos ou antes até a maturidade, mas essa taxa acelerada de mudança na puberdade deve ser simplesmente justificada por um surto fracionalmente maior dos diâmetros axiais do que dos verticais.

Não está esclarecida a ocorrência de surto no crescimento do cérebro. Nos ossos da face há um surto, embora relativamente ligeiro. A variabilidade individual é suficiente para que em algumas crianças não ocorra de todo um surto detestável em algumas medidas da cabeça e da face incluindo as da fossa pituitária. Na média das crianças, contudo, o maxilar torna-se mais comprido em relação à parte da frente da face e também mais espesso e mais projetado. O perfil torna-se mais reto, os incisivos de ambos os maxilares mais verticais e o nariz mais projetado. Todas essas mudanças são maiores em rapazes do que em moças.
[...]

Fonte: Harrison, G. A.; Weiner, J. S.; Tanner, J. M. & Barnicot, N. A. 1971 [1964]. Biologia humana. SP, Companhia Editora Nacional & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker