29 julho 2015

Bioquímica da ruminação

A. A. Dias Correia

Ruminação

Esta é a função fisiológica característica dos ruminantes, que durante o repasto submetem os alimentos a uma mastigação rápida e sumária dita ‘primeira mastigação’. Após um tempo determinado os alimentos são reenviados do rumen para a boca (regurgitação) a fim de sofrerem uma ‘segunda mastigação’ ou ‘mastigação merícia’, lenta e minuciosa e acompanhada de insalivação após o que o bolo merícico é deglutido como de costume para o rumen onde se mistura ao outro conteúdo, embora depois se separem em virtude da sua densidade mais elevada, fazendo-o depois passar (as contracções da pança) ao saco ventral, ao barrete e depois ao folhoso.

A ruminação começa 30 a 70 minutos após o repasto nos bovinos e 20 a 45 minutos nos ovinos. Os períodos de ruminação, de preensão, do repasto e de repouso sucedem-se durante o dia, sendo os períodos de ruminação de 6 a 8 por dia, podendo durar horas ou minutos (40 a 50 minutos em média nos bovinos).

Eructação

A eructação consiste na expulsão de gases (subprodutos normais da fermentação dos glúcidos) por via bocal formados no rumen durante a fermentação microbiana e acumulados na cúpula do saco dorsal. Calcula-se que nos bovinos adultos (vaca) a eructação é de cerca de 600 litros por dia, parecendo que a eructação é desencadeada numa zona reflexa na vizinhança do cardia. A eructação e a regurgitação são estimuladas diferentemente, a primeira pelos gases e a segunda pela presença de material grosseiro no rumen.

Os enormes volumes de gás produzidos no rumen consistem de 65% de CO2, 27% de CH4, 7% de N2, 0,6% de O2, 0,2% H2 e 0,01% SH2.

O CO2 é produzido pelo metabolismo bacteriano e por libertação do bicarbonato salivar, parte do qual é absorvido pelo epitélio do rumen e exalado pelos pulmões.

O CH4, H2 e SH2 são produtos finais do metabolismo bacteriano redutivo.  
[...]

Fonte: Dias Correia, A. A. 1977. Bioquímica animal. Lisboa, Calouste Gulbenkian.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker