24 novembro 2014

A reação romântica

Alfred North Whitehead

Quando abandonamos a teologia apologética e nos dirigimos para a literatura, observamos, como era de esperar, que a visão científica é em geral simplesmente ignorada. No que respeita à generalidade da literatura, a ciência tem passado despercebida. Até há pouco quase todos os escritores se embebiam na literatura clássica e renascentista. Na maior parte nem a filosofia nem a ciência conseguiam interessá-los; por outro lado, os seus espíritos encontravam-se predispostos para as ignorar.

Há exceções, decerto, e, mesmo confiando-nos à literatura inglesa, essas exceções incluem alguns dos maiores nomes: além disso, a influência indireta da ciência foi considerável.

Encontra-se uma prova disso ao examinar alguns dos grandes poemas da literatura inglesa, cujo nível geral lhes dá um caráter didático. Os poemas que nos interessam neste caso são [Paraíso perdido], de Milton, o Ensaio sobre o homem, de Pope, a Excursão, de Wordsworth, In memoriam, de Tennyson. Milton, embora escrevendo após a Restauração, defende a feição teológica dos primeiros tempos do seu século, livre ainda da influência do materialismo científico. O poema de Pope representa o efeito dos sessenta anos seguintes sobre o pensamento popular, incluindo neles o primeiro período do triunfo do movimento científico. Wordsworth exprime com todo o seu ser uma reação consciente contra a mentalidade do século 18. Essa mentalidade significa nada mais que a aceitação das idéias científicas em todo o seu valor. Wordsworth não era animado por qualquer antagonismo intelectual; movia-o, sim, uma repulsão moral. Sentia que qualquer coisa se havia perdido, e que fora precisamente o mais importante. Tennyson é o expoente máximo das tentativas do decadente movimento romântico, no segundo quartel do século 19, para chegar a um acordo com a ciência.
[...]

Fonte: Deus, J. D., org. 1979. A crítica da ciência, 2ª edição. RJ, Zahar. Texto publicado em livro em 1926.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker