04 agosto 2014

O bicentenário dos Estados Unidos

Laurie Garrett

1.
O grande drama do Ebola passou quase despercebido nos EUA em 1976, mesmo no Centro de Controle de Doenças. A nação estava preocupada com outras coisas. E a África, distante demais para atrair a atenção dos americanos.

No seu 200º aniversário, os Estados Unidos estavam demasiado ocupados em celebrar a data, patrioticamente, com um comércio de souvenirs vermelho-branco-azuis, musicais de Hollywood que reviviam os grandes momentos da história, regatas de réplicas de caravelas antigas pelo rio East de Nova York e com uma boa dose de ufanismo no que diz respeito ao brilhante teor da Declaração da Independência e da Constituição.  Somavam-se a essas diversões uma surpreendente atmosfera política, em que o presidente Gerald Ford empenhava-se em vencer as eleições nacionais tendo como adversário um político do sul praticamente desconhecido, chamado Jimmy Carter. Um exame de consciência nacional estava em andamento, à medida que os americanos refletiam no significado da derrota do país no Vietnã e nos escândalos de Watergate da administração Nixon.

Mesmo se os americanos não tivessem em 1976 uma disposição para o isolacionismo e a atenção limitada aos problemas nacionais, ainda assim não seriam capazes de absorver os acontecimentos de Yambuku porque tinham mais do que suficientes notícias de doenças com que se preocupar. Afinal, 1976 foi o ano das duas mais exaustivas e dispendiosas pesquisas da história do Serviço de Saúde Pública dos EUA, o caso da gripe suína e a doença dos legionários.
[...]

Fonte: Garrett, L. 1995. A próxima peste. RJ, Nova Fronteira.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker