19 abril 2014

Para...

Alexander Pushkin

Lembro-me daquele maravilhoso momento
Em que apareceste na minha frente
Qual visão fugaz,
Espírito de beleza pura.

Quando me consumia a melancolia,
Entre as ansiedades do mundo inquieto,
Tua meiga voz ecoou longamente
Na minha mente
E sonhei com tuas feições amadas.

Passaram-se os anos,
As rajadas turbulentas da tempestade
Dispersaram os sonhos de outrora
E esqueci tua meiga voz,
Tuas feições celestiais.

Num ponto remoto da terra,
Na escuridão do exílio,
Meus dias se arrastaram vagarosamente,
Sem lágrimas, sem vida, sem amor.

Veio o despertar à minha alma,
Apareceste de novo,
Qual visão fugaz,
Espírito de beleza pura.

Fonte: Freire, C. 2004. Babel de poemas: uma antologia multilíngüe. Porto Alegre, L&PM. O poema original – com uma sexta e última estrofe – foi publicado em 1827.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker