27 fevereiro 2014

O dióxido de carbono e a água

Richard Corfield

Muito pouco do CO2 dissolvido em águas naturais está na forma de gás dissolvido como tal. Quando as moléculas do gás CO2 se dispersam na água, uma parte reage com a água para produzir um ácido fraco, o ácido carbônico (H2CO3), mas a maior parte ocorre como CO2 hidratado – escrito como CO2(aq) –, onde cada molécula de CO2 é cercada por moléculas de água. Como é difícil distinguir analiticamente entre CO2(aq) e H2CO3(aq), na prática o dióxido de carbono dissolvido é normalmente referido apenas como ácido carbônico. Seguindo essa abreviação conveniente, a equação química para a solução do gás CO2 na água pode ser escrita como

CO2(aq) + H2O → H2CO3(aq)                       (2.3a)

Sob qualquer temperatura, a quantidade de CO2 que se dispersa na água depende da concentração de CO2 na atmosfera e da concentração de ácido carbônico na água.

Quando H2CO3 suficiente se acumula na água, parte do carbono dissolvido é liberado como CO2 para a atmosfera na reação inversa:

H2CO3(aq) → CO2(aq) + H2O                       (2.3b)

Eventualmente, a reação direta (Eq. 2.3a) e a reação inversa (Eq. 2.3b) ocorrem em proporções iguais e um estado de equilíbrio dinâmico e equilíbrio químico é estabelecido. Em equilíbrio, os reagentes (do lado esquerdo da equação) estão formando produtos (do lado direito da equação) à mesma taxa que os produtos se decompõem para seus reagentes constituintes. Embora as concentrações de produtos e reagentes não mudem, há uma troca constante e igual entre eles em nível molecular. Para representar isso, os sistemas de equilíbrio são escritos com duas setas apontando em direções opostas:

CO2(aq) + H2O ⇌ H2CO3(aq)                       (2.3c)
[...]

Fonte: Corfield, R. 2011 [2008]. O ciclo do carbono. In: Cockell, C., org. Sistema Terra-vida: Uma introdução. SP. Oficina de Textos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker