01 julho 2013

O equivalente biológico do átomo

Finn Wold

A menor unidade dos sistemas vivos é a célula, porém os vírus, ‘células incompletas’ inertes e parasitas, são também membros importantes da biosfera. Faremos uma revisão da organização da célula e examinaremos rapidamente seus principais componentes funcionais. As macromoléculas, os agregados macromoleculares ou as organelas características de todas as células vivas podem ser divididos em três grupos principais: proteínas, ácidos nucléicos e membranas lipoprotéicas. O objetivo deste livro é o problema de correlação entre a estrutura e a função destes três grupos de compostos ‘in vivo’ e ‘in vitro’. [...]

Modelos

Começaremos com algumas palavras a respeito de modelos. Algum dia, determinado pela necessidade e pelo conhecimento, um Mendeleiev da biologia construirá uma tabela periódica dos elementos da vida, e o complexo mundo vivo poderá ser classificado concisamente de acordo com as equivalências biológicas de massa e valência. Estes equivalentes devem basear-se necessariamente em definições precisas, tanto de estrutura como de função, e necessitarão de um acúmulo extraordinário de dados.

A analogia entre a taxonomia biológica e os elementos químicos não é tão forçada quanto parece, e pode mesmo ser útil para um químico que estude biologia. A célula – a menor unidade viva – é o equivalente biológico do átomo, e o equivalente da molécula é o organismo pluricelular. Assim como há diferentes tipos de átomos, existem diferentes tipos de células, e assim como todos os átomos podem ser decompostos em partículas elementares comuns, todas as células podem ser definidas em termos de determinadas entidades subcelulares estruturais e funcionais.
[...]

Fonte: Wold, F. 1975 [1971]. Macromoléculas: estrutura e função. SP, Edgar Blücher & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker