01 maio 2012

Por que dormimos?

John Pekkanen

“Se o sono não serve a uma função absolutamente vital”, diz Allan Rechtschaffen em seu livro O controle do sono, “então é o maior erro que o processo evolutivo já cometeu”.

O impulso de dormir é irresistível: passamos um terço de nossas vidas dormindo e sentimo-nos muito mal quando não dormimos o suficiente. E, no entanto, depois de mais de três décadas de pesquisas, ainda não temos certeza sobre a função de dormir. Pergunte a alguns pesquisadores do sono a razão de dormirmos e a resposta mais provável será: “Porque ficamos cansados”.

As tentativas de se determinar a razão de dormir conduziram os pesquisadores a direções as mais variadas. Na Universidade Emory, em Atlanta, Gerald Vogel tem efetuado estudos para determinar o papel do sono de movimento rápido dos olhos (REM), isto é, do sonho, em nosso comportamento quando acordados. Uma das primeiras especulações afirmou que, se o sono REM fosse suprimido, tal fato inevitavelmente levaria a pessoa à psicose. A idéia, descartada há algum tempo, dizia que, se fosse suprimido o sono REM, os sonhos seriam forçados a ocorrer durante o comportamento acordado e resultariam numa espécie de “estado de sonho”, semelhante a algumas formas de esquizofrenia.
[...]

Fonte: Leigh, J. & Savold, D., orgs. 1991 [1988]. O dia em que o raio correu atrás da dona-de-casa... e outros mistérios da ciência. SP, Nobel.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker