11 janeiro 2012

Você me ama?

Henri Ghéon

Contam-nos que Mozart, arrastado por toda a Europa aos seis anos, exibido como um cão amestrado diante de reis, coberto de elogios, presentes e bondades, muitas vezes perguntava àqueles que pareciam interessados nele a ingênua pergunta “Você me ama?”. Era sua maior necessidade. Antes mesmo que seu gênio tivesse tido tempo para amadurecer, ele havia sido descartado como um brinquedo que deixou de divertir. A cada estágio de sua vida, ele teve de ser reconstruído. Com cada prova, nova prova era exigida.

“Você me ama?” “Me ama de verdade?” Sim, Wolfgang Amadeus, o tanto quanto me é possível. Mais do que a qualquer mestre em qualquer arte. Mais do que a todo o gênio humano. Mais do que a toda perfeição humana.

Fonte: Solman, J. 1991. Mozartiana: dois séculos de notas, citações e anedotas sobre Wolfgang Amadeus Mozart. RJ, Nova Fronteira. Trecho extraído de livro originalmente publicado em 1934.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker