06 novembro 2011

Contra a nova filosofia

François Aubral & Xavier Delcourt

[Prefácio]
Um vento novo de obscurantismo sopra sobre a cena de nossa sociedade em crise. “O cadáver de Deus”, ao que parece, “mexe-se ainda”, Moon e Monsenhor Lefebvre faturam, e gurus, tão convencionais quanto frustrantes, cativam um público falto de sortilégios, revelações e previsões. Madame Soleil distribui pelo rádio o pão cotidiano de seu otimismo piegas, enquanto Guy Lux e Philippe Bouvard partilham entre si as brincadeiras do circo. Os OVNI chovem do céu. Os extraterrestres entram no jornal falado. De todos os lados, parte-se em busca do desconhecido, do extravagante e do sensacional. Alguns esperam o êxtase ou sonham com a grande viagem. Outros querem reviver um estado de natureza imaginário e entregam-se a práticas higiênicas pretensamente ecológicas. Confusão por toda a parte.

Os meios de comunicação de massa, a poder de imagens e de comentários, amplificam a tal ponto esse concerto de matracas que se torna urgente discernir quais são os interesses políticos em jogo.

Nessa paisagem de feiticeiras e de magos, rádios e jornais funcionam como caixa de ressonância para um rumor vindo não se sabe de onde, anunciando o nascimento de uma suposta “nova filosofia”. Será que a filosofia, levada pela borrasca, acaba de se juntar ao cortejo dos anacoretas newlook? Para dizer a verdade, aqueles que trazem colado o rótulo “nova filosofia” parecem totalmente estranhos à filosofia contemporânea, aliás bem viva.
[...]

Fonte: Aubral, F. & Delcourt, X. 1979. Contra a nova filosofia. RJ, Paz & Terra.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker