04 agosto 2011

O preço do altruísmo

Oren Harman

[...]
Esta é a história atemporal da busca pelas origens da caridade. É um conto de animais e homens, de natureza e política, de bondade verdadeira e falsas aparências. Seus personagens são numerosos e pitorescos: o anarquista russo, príncipe Peter Kropotkin; o ‘discípulo do diabo’ Thomas Henry Huxley; o mago matemático de origem húngara e pai da teoria dos jogos, Johnny von Neumann; o polímata inglês e o ‘último homem a conhecer tudo que há para conhecer’, J. B. S. Haldane; o psicólogo ‘orwelliano’ B. F. Skinner; o pai da teoria da informação, Claude Shannon; ‘o darwinista mais ilustre desde Darwin’, Bill Hamilton; John D. Rockefeller, Vladimir Illych Lênin, Adolf Hitler, Franklin Roosevelt, Richard Nixon, os Beatles e muitos outros.

Todavia, mais do que uma história pessoal de homens, esta é também uma crônica coletiva da humanidade. Desde suas origens humildes, em alguma sopa primordial, passando por colônias amebóides, formigas, cervos armados com chifres e primatas pensantes, a história da busca pela bondade escala todos os caminhos, desde oceanos e selvas até as disputas titânicas ao longo do século 20 entre sistemas de governo e economias. Da promessa de democracia e mercados livres ao comunismo e à esperança de igualdade, das lutas de libertação e do perigo do individualismo à embriaguez do nacionalismo e da uniformidade, a aventura para solucionar os segredos do altruísmo é uma viagem épica. De babuínos brigando em árvores à Revolução Russa, à Alemanha nazista, à bomba atômica, à neurogenética do século 21 e às imagens atuais do cérebro – eis a ascensão da humanidade, a viagem sisifiana de volta ao paraíso do Jardim do Éden.

É também o conto trágico da alma torturada de um homem, George Robert Price, a linha que faltava, e agora está costurada, na tapeçaria de uma história maior. Mais do que qualquer outra pessoa, Price chegou mais perto de ver quanto sacrifício poderia surgir da triagem implacável da evolução, mesmo se a sua penetrante análise matemática jamais pudesse dizer a ele se o desprendimento era de fato puro e genuíno. Incapaz de encontrar na ciência a resposta para esse que é o maior dos dilemas humanos, ele foi procurar em outros lugares. O que ele encontrou serve de lição a todos aqueles que vieram antes ou depois dele.
[...]

Fonte: tradução livre de Harman, O. 2010. The price of altruism: George Price and the search for the origins of kindness. NY, Norton.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker