10 junho 2011

A mãe natureza


Foram necessários quase 100 anos para que a teoria da evolução por seleção natural, proposta originalmente pelos naturalistas britânicos Charles Darwin (1809-1882) e Alfred Russel Wallace (1823-1913), se tornasse a espinha dorsal da biologia. Esse processo de cristalização, finalizado na década de 1940, não significou, contudo, que a teoria evolutiva estivesse ‘concluída’. Na verdade, muita coisa mudou a partir de então.

Um dos responsáveis pelas principais inovações conceituais que surgiram na biologia evolutiva na segunda metade do século 20 foi George C. Williams. Embora não muito conhecido fora dos círculos acadêmicos, algumas de suas ideias tornaram-se bastante populares, graças, sobretudo, à literatura de divulgação científica.

Williams deixou um legado de obras notáveis, algumas de fundamental importância, como seu primeiro livro, Adaptação e seleção natural (1966). Seu trabalho ajudou a estabelecer novos patamares em biologia, notadamente nas discussões sobre a evolução de adaptações e os níveis de seleção natural.
[...]

Fonte: Costa, F. A. P. L. 2011. George Williams e a mãe natureza. Ciência Hoje 282: 70-71.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker