26 junho 2011

A ciência do progresso humano

Robin Holliday

1.
Nos primeiros quarenta anos deste século, ou por volta disso, ocorreu na Física uma revolução, trazendo como conseqüência uma compreensão da estrutura dos átomos e dos meios pelos quais a energia poderia ser deles liberada. Essa investigação foi levada a cabo por cientistas do mais alto calibre intelectual, em sua maior parte interessados unicamente na busca do conhecimento pelo prazer do próprio conhecimento. Essas idéias foram posteriormente aplicadas na construção de armas nucleares de destruição em massa.

Nos últimos vinte e cinco anos está ocorrendo uma outra revolução, agora na Biologia. No início desse período, não se poderia adivinhar o sucesso que iria ter o estudo a nível molecular dos processos elementares da vida. A velocidade da evolução dos conhecimentos nesse campo da Biologia Molecular tem sido surpreendente, não havendo nos dias de hoje qualquer indício de refreamento ou desaceleração. É bastante difícil acreditar que a descoberta dos principais aspectos da vida, a nível molecular, não seria da maior significação e importância para a Humanidade [...]. O problema é decidir quanto ao porquê da importância da Biologia Molecular e tentar compreender qual o seu significado para a Sociedade em geral.

A Biologia Molecular desenvolveu-se à sombra da Física Nuclear; daí não se poder censurar as pessoas, sejam elas bem ou mal informadas, pelo fato de fazerem comparações entre as duas revoluções científicas. A argumentação é a seguinte: os especialistas em Física Nuclear desenvolveram sua pesquisa fundamental sem se darem conta de que os conhecimentos advindos seriam aplicados da maneira que o foram. De modo idêntico, os especialistas em Biologia Molecular a cada mais se aprofundam na busca da estrutura genética dos organismos vivos, já tendo desenvolvido os meios de manipular no laboratório o material genético ou outros componentes básicos da vida. A conclusão geral é a de que, no final, isso irá levar a uma sinistra tecnologia biológica, que poderá, dessa ou daquela maneira, ser empregada para finalidades malignas. Esse ponto de vista constitui uma das razões da tão difundida desconfiança quanto à ciência em geral, e da hostilidade declarada à Genética Molecular em particular.
[...]

Fonte: Holliday, R. 1983. A ciência do progresso humano. BH & SP, Itatiaia & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker