17 maio 2011

Cromossomos sexuais

M. J. D. White

Naqueles organismos em que os dois sexos se acham reunidos em um só indivíduo, como nos animais hermafroditas (isto é, fascíolas e tênias, minhocas e caracóis) e na maioria das espécies de vegetais superiores, não existem cromossomos sexuais especiais no cariótipo. A formação das células germinativas masculinas e femininas (ou dos grãos de pólen e magásporos, no caso das plantas) ocorre em tais casos através de um processo de diferenciação histológica e os tecidos germinativos masculinos e femininos diferem da mesma maneira que, por exemplo, os tecidos do rim e do fígado em um mesmo indivíduo.

Por outro lado, nas espécies bissexuais (dióicas), em geral estão presentes mecanismos genéticos de determinação do sexo. Eles, porém, são de vários tipos diferentes. No verme marinho Dinophilus, foi relatado um mecanismo citoplasmático de determinação sexual (isto é, um sistema em que há dois tipos de ovos que diferem quanto ao citoplasma e um tipo origina o macho e o outro a fêmea); em certas cochonilhas, ainda que os sexos difiram quanto à constituição cromossômica, o mecanismo primário da determinação sexual pode depender de um evento citoplasmático. No verme marinho Bonellia, fatores ambientais (um ‘hormônio’ fabricado pela [probóscide] da fêmea) desempenha um papel principal na determinação do sexo, porém, é provável que também atuem fatores genéticos. A situação nos insetos da ordem [Hymenoptera] e em alguns outros grupos em que os machos são haplóides e se originam de ovos não fertilizados (determinação sexual haplodiplóide) será tratada o próximo capítulo.

A existência de um mecanismo genético de determinação do sexo não implica necessariamente na presença de cromossomos sexuais distinguíveis, embora isso usualmente ocorra. O tipo mais comum de mecanismo de determinação do sexo é aquele em que um sexo é heterozigoto (‘heterogamético’) quanto a certos loci gênicos, em relação aos quais o outro sexo é homozigoto (‘homogamético’). [...]

Fonte: White, M. J. D. 1977 [1973]. Os cromossomos. SP, Nacional & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker