27 maio 2010

Anotações sobre as cores

Ludwig Wittgenstein

Parte 1

1.
Um jogo de linguagem: Referir se determinado corpo é mais claro ou mais escuro que um outro. – Mas agora existe um jogo semelhante: enunciar a relação entre a claridade de certos tons de cor. (Comparar com o seguinte: determinar a relação entre os comprimentos de duas varas – e a relação entre dois números.) A forma das proposições em ambos os jogos de linguagem é a mesma: ‘X é mais claro que Y’. Mas, no primeiro, a relação é externa e a proposição temporal; no segundo, a relação é interna e a proposição atemporal.
[...]

Parte 3

31.
Falamos de ‘daltonismo’ e chamamos-lhe defeito. Mas facilmente poderia haver algumas capacidades diferentes, nenhuma delas manifestamente inferior às outras – e lembre-se também que um homem pode atravessar a vida sem ter notado o seu daltonismo, até que uma ocasião especial o revele.
[...]

120.

Ou ainda: Terão as pessoas de visão normal e os daltónicos o mesmo conceito de daltonismo?
E, no entanto, os daltónicos compreendem a afirmação ‘sou daltónico’ e também a sua negação.
Um daltónico não só é incapaz de aprender a utilizar os nossos nomes de cores, como também não pode aprender a palavra ‘daltónico’ exactamente como o faz uma pessoa normal. Ele nem sempre pode, por exemplo, determinar o daltonismo nos casos em que o pode uma pessoa de visão normal.
[...]

Fonte: Wittgenstein, L. 1987 [1977]. Anotações sobre as cores. Lisboa, Edições 70.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker