14 dezembro 2008

Só palavras compostas

Maria Tereza de Queiroz Piacentini

1.
[...]
Substantivos compostos são aqueles formados por mais de um radical, unidos ou não por hífen (passatempo, pé-de-moleque, curto-circuito, porta-copos, vaivém, pai-nosso, abaixo-assinado). Em outras palavras, os substantivos compostos são formados pelo arranjo em uma só palavra de substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, advérbios e preposições.

Como nesse jogo criativo lança-se mão de tantas classes de palavras, achei por bem dividir os substantivos compostos em quatro partes:

1) aqueles formados por substantivo + substantivo unidos por hífen, com o auxílio ou não de preposição;

2) composições em que entra um adjetivo;

3) composições com formas verbais;

4) substantivos formados por locuções, ou seja, cadeias de duas ou mais palavras de variadas classes que podem ser substantivadas, como por exemplo ‘o sobe-e-desce da maré’, ‘foto em preto-e-branco’ e ‘foi um salve-se-quem-puder’.

Neste manual, nosso objetivo maior é identificar e conhecer palavras compostas com hífen, deixando de lado formações já bem assimiladas e incorporadas à língua, como passatempo, aguardente e mandachuva, em que a noção de composição quase se perdeu. Insistimos no hífen, porém, porque o seu emprego comporta uma série de dificuldades e erros de ortografia, os quais queremos ensinar o leitor a evitar.

Fonte: Piacentini, M. T. Q. 2000. Só palavras compostas. São Carlos & Curitiba, Editora da UFSCar & Instituto Euclides da Cunha.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker