18 dezembro 2007

A mulher menstruada

Natalie Angier

A mulher menstruada foi muitas vezes vilipendiada, temida, olhada com comiseração, ou banida do povoado para passar seus dias sangrentos em solidão. Até a clássica explicação médica tem o sentido de perda. A mulher sangra todos os meses, diz a história, como uma maneira de descartar seu óvulo não-fecundado e a camada uterina que havia sido otimistamente aumentada para receber o bebê que nunca chegou. [...]

[...] Uma bióloga [evolucionista] propôs uma nova e radical maneira de ver a menstruação, que dá um rumo dinâmico e saudável ao ato sujo de ficar menstruada. Margie Profet [...] afirma que a menstruação surgiu [... ] como um mecanismo para proteger o útero e as trompas de Falópio contra os micróbios nocivos trazidos pelos espermatozóides.

De acordo com essa versão, o útero é extremamente vulnerável às bactérias e aos vírus que podem estar pegando carona com o esperma, e a menstruação é uma maneira agressiva de evitar infecções que podem provocar esterilidade, doenças e até mesmo a morte. Na menstruação, declara Profet, o corpo ataca de duas maneiras os imigrantes potenciais: dissolve a camada que reveste o interior do útero, onde os patógenos podem estar passando o tempo, e banha a área em sangue, que traz células imunológicas para destruir os micróbios. Desta maneira, os patógenos e seu alojamento são destruídos ao mesmo tempo.

A teoria de Profet tenta responder à simples questão de por que o corpo das mulheres, antes da menopausa, se dá ao trabalho de desperdiçar quantidades consideráveis de sangue e tecido a cada mês, perdendo ferro e outros nutrientes valiosos, durante o processo. Por que não manter essa camada uterina até que o bebê precise dela? Por que jogar fora a água do banho se o bebê ainda nem foi lavado? E mesmo que o revestimento precise ser descartado, por que o sangramento copioso? Afinal, o revestimento do trato digestivo é regenerado a cada dois ou quatro dias, a pele perde dezenas de milhares de células todo dia e outros órgãos são renovados e reparados, tudo sem ajuda do sangue. Em suma, a menstruação é um evento custoso para a fêmea, e Profet propõe que não aconteceria se não tivesse um objetivo importante.

Fonte: Angier, N. 1998. A beleza da fera. RJ, Rocco.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker