17 junho 2007

Rhyme and reason

Daniell Rezende

Eu não nasci pra ser poeta. Não que eu não goste de poesia. Gosto muito de Mario Quintana, por exemplo. Mas eu não nasci pra ser Mario Quintana.

É uma pena, eu sei. Não é que eu não tenha tentado. Na verdade, desde que vi “Sociedade dos poetas mortos”, na minha adolescência, eu venho tentando ser poeta.

Só não consigo.

Primeiro, porque tenho dificuldades para rima. Cresci ouvindo rimas como “Daniell cara de pastell” ou “Daniell cara de papell” (normalmente faziam assim mesmo, respeitando os dois éles). E então, traumatizei-me com rimas.

Claro que rimar, com todos esses movimentos de poesia que inventaram por aí, não é essencial.

Eu podia virar, por exemplo, um poeta beatnik. Eu seria um sujeito bastante, como se diz, cool. Mas pra isso eu ia ter que usar uma boina. E eu também tenho trauma de boina, desde quando fui um boina vermelha e vi as coisas mais horríveis do mundo na Guerra da Coréia – como a versão coreana de “A praça é nossa”.

Tentei a poesia concreta. Só fiz uma:

Poesia concreta
Poesia concre

Poesia com

Poesia

Poe

Po

Pô, aí


Não fez muito sucesso. Ninguém entendeu, esse bando de insensíveis. Nem a referência a Edgard Allan Poe, no meio, eles pescaram. Um dia talvez eu tente musicar essa poesia e aí a coisa pode dar certo – quem sabe no próximo Carnaval de Salvador.

Acho que poesia é um dom. Isso, de enxergar poesia nas pequenas coisas da vida não é pra mim. Sou míope e já quase não enxergo as pequenas coisas, que dirá a poesia nelas.

Quando eu vejo uma pedra portuguesa solta no calçadão, por exemplo, eu não vejo um espírito livre, desgarrado, solto da multidão ou coisa assim. Eu só vejo alguém tropeçando nela e se estatelando no chão. Em geral, eu mesmo. Já falei que sou míope?

Fonte: texto publicado no blogue Vida mais ou menos e republicado aqui com o devido consentimento do autor, a quem agradeço pela cortesia.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Eu estava procurando outra coisa quando vi esse link. Achei muito 'cool' o jeito como vc se expressa. =P
Deveria criar sua forma de poesia, se é que você não se encaixa no padrão existente. Se um dia você ficar bem famoso, faz uma poesia pra mim. ;]

15/3/09 23:55  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker